domingo, 26 de outubro de 2008

A Bioquímica do Colesterol - Introdução e Finalidade do Blog


Introdução ao estudo dos Lipídios


Muito embora sejam imprescindíveis para a manutenção da vida, dos organismos mais complexos até daqueles em cuja existência se encerra a uma única e simples célula procariótica, os lipídios constituem, no ideário popular, vilões sem igual, capazes de alterar a homeostase corporal, acarretando desde obesidades a processos mórbidos (falência). Só no ano de 2002 a causa mortis número um no ranking mundial, na faixa etária de 45 a 69 anos, foram as ditas “Doenças Cardiovasculares (infartos, derrames)”, que têm inegável correlação com as taxas lipídicas corporais.

Nesse contexto de aparente desordem na saúde pública das sociedades contemporâneas, o estudo mais assíduo e compreensivo da composição dessas moléculas, bem como de seus processos, de seu transporte e de suas influências no organismo humano, há de fazer-se presente, com o propósito de reversão, por assim dizer, do quadro global de calamidade supracitado.

Não há literatura médica/nutricional que recomende, contudo, a total eliminação da ingestão de moléculas de natureza lipídica, ou mesmo sua rara ingestão. Pelo simples fato de culminar-se em impossibilidade prática, ainda que se tentasse, a idéia de uma dieta com 0% delas angariaria danos catastróficos à saúde de qualquer organismo. O mesmo ocorreria, entretanto em menor escala, se suas presenças na dieta diária fossem reduzidas a limites muito escassos. Os lipídios são protagonistas e, portanto, personagens fundamentais na constituição e desempenho de inúmeras anatomofisologias de estruturas que variam desde a unidade básica da vida – a célula – até a complexa rede compreendida, por exemplo, pelo sistema nervoso.

Não é à toa, então, que os lipídios enquadram-se como componente no quadro das denominadas “Biomoléculas” – nomenclatura que, etimologicamente, encerra a idéia de moléculas estruturantes da vida, sem as quais ela não existiria –, que são, em suma, carboidratos, ácidos nucléicos, proteínas e os próprios lipídios. Marcam presença fundamental na estruturação da membrana plasmática celular; na formação da bainha de mielina, produzidas pelas Células de Swan e pelos Oligodentrócitos do sistema nervoso; no papel de precursores dos hormônios sexuais; na proteção mecânica e térmica de indivíduos complexos; na obtenção de ATP, molécula diretamente ligada à energia dos seres-vivos; dentre outros papéis tão ou mais relevantes que os já citados.



O Projeto - Finalidades


Embora haja variantes e mais variantes de moléculas que são classificadas como lipídios, esse trabalho vislumbra a possibilidade de abordar apenas e, em especial, as classificadas no grupo Esterol, com enfoque apenas no Colesterol.

Enquadrado no grupo dos lipídios, o colesterol é um importante componente fisiológico do corpo humano. Atentos a isso e em consonância com sua natureza lipídica (daí a importância da introdução acima), abordaremos seus aspectos funcionais, sua dinâmica no corpo, sua composição, produção e processamento, bem como seu transporte via lipoproteínas HDL e LDL, os fatores genéticos para sua produção de natureza endógena, formas de diminuição e prevenção das hipercolesterolemias, além de doenças relacionadas a seu excesso no tecido sangüíneo.

Faz-se necessário ressaltar a importância de uma abordagem ilustrativa da influência que uma boa alimentação, aliada a exercícios físicos, produz nas taxas de colesterol em nível de organismo.

Não há como, ao nosso ver, deixar-se estar alheio ao estudo de um composto tão polêmico, sobretudo em função dos equívocos veiculados pela grande mídia acerca do colesterol, quanto tão essencial à vida, como abordado na Introdução acima. É, no mínimo, fascinante, por exemplo, a forma com que o organismo humano conseguiu, ao longo de sua história e evolução filogênica, driblar, por assim dizer, o problema encerrado pela incompatibilidade da natureza hidrofóbica dos lipídios, dada a sua apolaridade, e o meio de transporte sangüíneo, composto por, no mínimo, 70% da substância água. Aparentemente, parece impossível tal transporte... Daí a necessidade da abordagem de sua composição química em paralelo com a justificativa da existência do HDL e do LDL.

Há de se salientar que o intuito do grupo, na abordagem desse tema, extrapola as fronteiras definidas em nosso painel, haja vista a possibilidade de abordagem de assuntos relacionados à obesidade, aos hormônios da tireóide e à bioquímica do exercício, âmbitos de outros grupos, mas que possuem profunda e direta relação com o nosso.

Esperamos, enfim, basear-nos nesse estudo para a realização de um trabalho bem-sucedido, satisfatório e tão fascinante como o próprio tema mostra ser.

Um comentário:

Camila Mazonny disse...

Adorei o trabalho de vocês, me ajudou muito com meu trabalho de química. :)